Na Comunidade Autônoma da Cantábria, no norte da Espanha, existe uma bela área cárstica que foi explorada durante séculos por seus recursos de ferro.
Os geógrafos gregos e romanos valorizaram a riqueza mineral deste território, e foram os romanos que abriram a primeira mina a céu aberto, o que intensificou a sua produçom na Idade Média e nom cessou a sua atividade até o final do século XX.
Quando a mina foi abandonada em 1989, decidiu-se transformar a área mediante a criaçom de um zoológico onde os animais pudessem viver em semi-liberdade, sendo um dos pioneiros na Europa.
O parque hoje é excelente para desfrutar de sua paisagem bem cuidada, ver diferentes espécies protegidas ao ar livre e realizar diversas atividades.
Por exemplo, você pode ver o parque desde o ar no teleférico, e também pode percorrer os caminhos da antiga mina em bicicleta.
O melhor de tudo é que o fechamento da mina nom impediu o desenvolvimento do município de Cabárceno, novos empregos foram criados no novo Parque da Natureza e o meio ambiente da área foi melhor aproveitado.
Um exemplo de desenvolvimento sustentável que poderia ser imitado em outras regiões!