Neste roteiro, visitaremos a Baía de Nápoles e a Costa Amalfitana, localizada na costa do Tirreno, no sul da Itália. É uma rota curta, que pode ser feita em três ou quatro dias, pois aqui as distâncias rodoviárias ou ferroviárias nom som longas. Obviamente, o melhor é nom viajar na alta temporada, já que é uma área muito movimentada de turistas no verão. Entóm vamos lá!
1. Nápoles, capital do Sul da Italia.
Se chegas a Nápoles em trem (de Roma som apenas 2 horas), ou em aviom, o ponto de chegada é a Piazza Garibaldi. É aqui onde a Estaçom Central está localizada e desde onde o bus o leva de para o aeroporto, já que a ferrovia nom chega tam longe.
Quando chegas à Piazza de Garibaldi, no centro da cidade, tem a sensaçom de aparecer de repente em outro mundo. Barulho, tráfego descontrolado, carros buzinando, motocicletas que circulam sem sentido … Nápoles é uma cidade caótica e um tanto negligenciada, mas tem um charme imenso. As suas ruas, edifícios, mercados… impressionam, é claro, a sua gastronomia e também a sua história e geografia.
É a cidade mais habitada do sul da Itália. Tem edifícios maravilhosos do período barroco, que demonstram a grandeza e importância de Nápoles no passado. Mas hoje, infelizmente, eles som negligenciados como suas ruas, sem qualquer tipo de planejamento. Contrasta enormemente com as cidades do norte da Itália, onde todos andam de bicicleta. Aqui, como em outras cidades do sul do país, todo mundo anda de moto.
A cidade velha é Patrimônio Mundial. Existem inúmeros palácios e igrejas, altares com virgens e santos nas paredes dos edifícios e, claro, lojas de souvenirs e restaurantes, mas tudo misturado. Além disso, passeando polas suas ruas estreitas, podemos encontrar mercados ao ar livre onde se vende de tudo, desde peixes até sapatos. E às vezes, sob as roupas penduradas que as pessoas penduram entre os prédios, algo que chama a atençom dos turistas, enquanto som sorteados por motocicletas.
Nápoles tem um ambiente mediterrâneo que é conhecida por sua grande vida nas ruas, em contraste com o norte da Europa, com mais vida doméstica. O metrô está cheio na hora ponta e as pessoas falam alto, apesar de estarem lotadas. É a vida feliz, desordenada e calorosa do sul da Europa.
Se subirmos às áreas altas da cidade, onde existem alguns albergues, podemos desfrutar de vistas da cidade, do mar e do Vesúvio.
![]() |
Vistas de Nápoles, com o Vesúvio ao fundo |
2. As ruínas de Pompéia: observando o Vesúvio.
A poucos quilômetros de trem estám as ruínas de Pompéia e Herculano. Os trens nom som dos mais modernos da Europa, mas circulam entre a costa e o Monte Vesúvio; portanto, só o cenário vale a viagem.
O Vesúvio, é visível de certas partes da cidade e foi o grande culpado polas ruínas de Pompéia, uma cidade da época romana que foi devastada após sua famosa erupçom. Nom tés ideia da grandiosidade desta cidade antiga até se ver dentro dela, andando polas ruas e imaginando como seria durante o seu esplendor antes da catástrofe do vulcám, e impondo imaginar como seria a tragédia.
Pompeia tem todos os restos de uma cidade romana ordenados de acordo com as áreas sociais. A área de alta classe com palácios antigos, a área comercial, a área de edifícios políticos e religiosos (o fórum), os teatros, o anfiteatro, o circo, o cemitério… é incrível. Eu recomendo passar um dia visitando-o com calma e usando sapatos confortáveis, é grande e precisas caminhar polas ruas empedradas. Nom poderás pedir um táxi aqui!
![]() |
Ruínas de Pompéia, com o Vesúvio ao fundo |
3. A Costa Amalfitana: de Sorrento a Salerno.
A uma curta distância de Pompéia está uma das áreas costeiras mais formosas da Itália e também a mais famosa, a Costa Amalfitana. Para chegar lá, tés várias opções. Podes chegar a Sorrento de trem a partir de Pompeia e no dia seguinte escolher uma rota por estrada. Também podes partir de barco do porto de Nápoles se decides durmir sempre naquela cidade, pois nom é muito longe.
Sem dúvida, a perspectiva é diferente se viajas pola costa de barco ou por estrada, logo podes fazer as duas cousas, fazer a viagem de barco e a volta de autocarro ou vice-versa. Além disso, há também passeios de barco para visitar a singular Ilha de Capri.
Se decides fazer a rota da estrada alugando um carro, é importante saber que essa área está cheia de turistas no verão e a estrada é estreita, pois é uma área de alcantilados. Assim, vas encontrar tráfego e ônibus que certamente o farám manobrar e demonstrar suas habilidades ao volante.
Mas se puderes, recomendo-che viajar no outono ou no inverno, porque além do fato de haver menos persoas (e o mesmo em Pompéia), o clima mediterrâneo nesta área nom é nada frio e os preços de acomodações, voos, etc. eles som mais baratos.
A costa de Amalfi nom é muito extensa para cobrir. Podes visitar aldeias pitorescas e vilas de férias aninhadas em uma área montanhosa exuberante ao lado do Mar Mediterrâneo. Apreciarás vistas com paisagens incríveis.
Clique na caixa no canto superior esquerdo do mapa para escolher as capas que deseja ver.